Acupuntura,  Artigos

Benefícios rápidos na Acupuntura – Um caso de cefaléia e sinusite

É uma visão muito comum de que a Medicina Chinesa, especialmente a Acupuntura, sua vertente mais conhecida, se caracteriza por tratamentos globais, reequilibrando todo a saúde do indivíduo, e que, por isso, são tratamentos longos, com os resultados surgindo gradativamente.

Isso é uma verdade. Mas não é única forma de tratamento pela Acupuntura. Nosso mestre, Liu Chih Ming, diz que em alguns casos temos de “salvar vida do paciente”, referindo-se a casos emergenciais.

Essa semana chegou em nosso consultório uma jovem de 35 anos com um quadro de dor na face, na cabeça, no pescoço, nos ombros, irradiando para o braço direito, que já vinha há mais de um ano, num grau quase insuportável, prejudicando seu sono, seu trabalho, seu humor. Ano passado ela havia sido diognosticada com sinusite. Passou todo esse período tomando Dipirona intra-venosa nas crises, quando ia ao pronto-socorro hospitalar. Diariamente tomava Nelsaldina ou Saridon, mas que não apresentavam mais nenhum alívio para o seu quadro.

Percebemos que se tratava desse tipo de caso quando a crise é mais importante que o quadro geral, e que ela precisava de um tratamento focado. O nosso diagnóstico foi um Deficiência na circulação de Qi (energia) na cabeça, devido a uma Estagnação na região dorsal (verificada pela técnica de Kwa Sha e pela palpação)e uma Deficiência de Qi (verificada pelos sintomas de cansaço e pela análise da Língua e do Pulso – métodos de diagnóstico da MTC).

Fizemos então uma aplicação combinando Kwa Sha, Sangria, Ventosa, Acupuntura sistêmica e moxa.

Quatro dias após essa aplicação ela retornou já sem nenhuma dor dorsal, no pescoço e no braço e praticamente nenhuma na face e na cabeça. Estava tão aliviada que nos perguntou se havia injetado alguma medicação especial na inserção das agulhas (para quem não sabe, nada é injetado na aplicação de uma agulha de Acupuntura).

Agora ela irá realizar um tratamento completo, de provavelmente 10 sessões para resolver totalmente o quadro e tratar outras questões de saúde.

Esse caso foi um bom exemplo de como a Medicina Tradicional Chinesa pode proporcionar benefícios rápidos e importantes, mesmo com somente uma aplicação.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *