Acupuntura,  Alimentação,  Artigos,  Fitoterapia,  Medicina Chinesa,  Saúde em geral,  Tui Na

Medicina Chinesa em campo – O Goleiro

Ilustração: Caio Vitor - Caio_vit@yahoo.com.br

A lógica da medicina chinesa é muito própria e particular. Até mesmo para o chinês moderno compreender a lógica ancestral do entendimento da fisiologia humana segundo esta medicina não é algo simples e natural. Como então explicar alguns desses conceitos para nós brasileiros de maneira mais natural? Através do futebol, é claro! Assim, inauguramos hoje a série: medicina chinesa em campo.

Vamos ver como nosso corpo bate uma bolinha interiormente, compreendendo algumas funções dos nossos Zàng (臟), nossos cinco Órgãos Vitais. Esse é um tema complexo pois, além das funções dos órgãos que são atrelados às suas estruturas anatômicas, estudadas pela medicina ocidental, esses Órgãos Vitais formam um sistema físico-energético, e, por isso, possuem funções em níveis mais sutis e abrangentes, que não são diretamente dependentes da sua estrutura física.

É certo que todo bom time começa com um bom goleiro. O goleiro do time da nossa saúde é o sistema fisico-energético do Rim. Quando um goleiro faz uma partidaça? Quando o time vai muito mal, é atacado a todo momento, e poderia perder de goleada, mas o arqueiro consegue salvar o dia. Esse é exatamente o papel do Rim. Sua principal função é armezenar a Essência (精 – Jīng). Ela pode ser visualizada como sendo uma poupança energética que o corpo somente utilizará quando todas as funções geradores de energia falharem.

A Essência é dividia em duas porções: a Pré-Celestial (先天之精 – Xian Tian Zhi Jing) e a Pós-Celestial (后天之精 – Hou Tian Zhi Jing). A nossa Essência Pré-Celestial foi formada em parte no momento em que fomos concebidos, ou seja, quando se uniram o espermatozóide e o óvulo dos nossos pais, e outra parte nossa mãe nos transmitiu nos nove meses gestacionais. Essa parte da nossa Essência forma toda nossa constituição, nossa estrutura, determina nossas tendências patológicas e desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Esse é um conceito que se aproxima da genética, do ponto de vista ocidental. Mas para a Medicina Chinesa, a Essência Pré-Celestial também tem uma quantidade, ou seja, esse estoque energético basal é utilizado quando nosso corpo esgotou todas as outras formas de geração de recursos, inclusive a Essência Pós-Celestial. A má notícia é que ele tem um fim e, infelizmente, não pode ser reposto. Todo atacante pode perder um gol feito. Todo volante pode errar um passe. Todo ponta pode errar um cruzamento. Mas se o goleiro falhar é bola na rede e acabou. No caso da nossa saúde, quando o nosso goleiro falha nisso que lhe é mais primordial, não tendo mais Essência para resguardar o corpo, é a nossa morte.

Já a Essência Pós-Celestial é um tipo de estoque energético gerado e reposto diariamente pelo nosso organismo, quando o gasto diário é menor do que o que é gerado. Quando o time joga pra frente e aplica uma goleada fica uma sobra para o goleiro. Ganhando de cinco, mesmo que o time leve um ou dois gols, ninguém ficará lembrando do goleiro após a partida. Para o nosso time jogar para frente, precisamos de hábitos saudáveis, que potencializem a nossa capacidade de gerar nutrição diária e minimizem os gastos. Nos próximos artigos trataremos justamente do restante do nosso time, explicando as funções e os papéis essenciais dos nossos Órgãos Vitais.

É interessante pensar que, clinicamente, o sistema do Rim nunca apresenta um Padrão de Excesso. Na Medicina Chinesa isso significa, simplificadamente, que ele nunca está trabalhando a mais do que deveria. Sempre que o nosso Rim não está saudável, está em Deficiência. Da mesma forma, nós nunca consideramos que um goleiro fez mais do que deveria. Se ele defendeu todas as bolas, mesmo que algumas inacreditáveis, não fez mais do que a sua obrigação, certo? Um atacante pode marcar um gol e dar a vitória ao time. Mas, além disso, esse gol pode ser um gol de placa ou ele marcar três ou quatro sozinho. Acabou com o jogo, nós dizemos. Mas nunca o goleiro. Ele nunca acaba com o jogo.

Os guarda-metas (como diria meu avô) antigamente só jogavam de preto, como o soviético Lev Yashin, o grande Aranha Negra. Essa é uma dica para lembrarmos uma forma simples de ajudarmos o nosso Rim, fortalecendo-o através da nossa alimentação, ao ingerirmos em todas as principais refeições alimentos pretos e escuros, cores que fortalecem esse sistema. Alguns exemplos: mirtilo, berinjela, amoras pretas, ameixas frescas e secas, feijão preto, uva, repolho crespo, batata roxa, manjericão roxo, algas.

Assim como todos os sistemas possuem uma cor geral correspondente na alimentação, eles também possuem um sabor. No caso do Rim é o sabor salgado. Mas aqui cabe uma observação: a alimentação brasileira, de modo geral, é muito salgada. O efeito acaba sendo o inverso. Na sobrecarga desse sabor, ao invés de ajudarmos no trabalho desse Órgão, nós acabamos sobrecarregando-no. Nosso goleiro já tem trabalho demais tentando salvar nossa saúde de tanto desgaste, então devemos pegar leve no salgado, dando uma trégua para o coitado.

Agora que o nosso número 1 entrou em campo podemos continuar montando o time da nossa saúde nos próximos artigos. Quem sabe não ganhamos esse campeonato, hein?!

Leia os outros artigos da série:

Edgar Cantelli Gasparedgar@terapiaschinesas.com.br – Twitter: @edgarcantelli

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *