Aikido,  Artigos

KR dojo academia

Em abril de 2014, após 5 anos de hiato, voltei a treinar Aikido. Na ocasião tive o privilégio de conhecer Raphael Lafemina Sensei, do grupo Kaiki e redescobrir o Aikido como uma atividade muito mais do que somente física. Escrevi sobre isso neste post: https://www.terapiaschinesas.com.br/index.php/2014/04/30/aikido-mais-do-que-uma-atividade-fisica/

Desde então sigo meu caminho de treinamentos com o Raphael Sensei e com a sua esposa, Heloisa Key. Essa jornada tem sido tão profunda e enriquecedora que, junto da inauguração do novo dojo (local de treinamento) do grupo, me sinto motivado a escrever este novo artigo.

Durante esses praticamente 3 anos, pude vivenciar nos treinos de forma concreta muitos dos princípios que estudo e até mesmo ensino do Yi Jing (I Ching), da Medicina Tradicional Chinesa e do Taoismo. Raphael Sensei consegue trazer de forma sensível, mas ao mesmo palpável e simples, o Caminho real da suavidade, do coração sem intenção, da humildade, do fluxo de energia natural do nosso corpo relaxado e integrado à natureza, sempre mantendo a percepção e a consciência da marcialidade, o que traz também ao treino um aspecto importantíssimo de atenção, foco, limites e de defesa pessoal real.

O ambiente de treino que encontro proporciona sempre o desenvolvimento de todos os envolvidos, seja um faixa branca ou um faixa preta, cada um lidando com seus graus de desafios. Mas a condução do Sensei é leve e libertadora, incentivando o Caminho do Aikido como arte, o que nunca torna o enfrentamento dos desafios internos e externos frustrante.

Como professor, reconheço que criar um local, um grupo e manter esses princípios num ambiente de treinamento, ainda mais marcial, é dificílimo. Por isso que compartilho com vocês o vídeo que fiz do novo espaço construído com imenso cuidado, planejamento e sensibilidade por Raphael Sensei e pela Heloisa Key chamado “KR dojo academia”. No vídeo vocês podem ver ambos treinando neste novo espaço, localizado no Panamby, região do Morumbi em São Paulo.

Além do Aikido, o espaço oferece aulas de Kundalini Yoga, Pilates e Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) ministradas por excelentes professores.
Para mais informações:

Edgar Cantelli Gaspar – edgar@terapiaschinesas.com.br – Twitter: @edgarcantelli

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *