Acupuntura

A Acupuntura (針疚) é uma das formas de tratamento da Medicina Chinesa. Ela abrange várias ferramentas de manipulação do nosso Qi (energia). A mais conhecida é a inserção de agulhas finíssimas nos pontos localizados nos Canais e Coleterias de Eneriga (Jing Luo). 

Dependendo da técnica empregada, como a direção de inserção da agulha, giros, profundidade, tempo de permanência, associados à intenção de cura e respiração do terapeuta, o Acupunturista consegue efeitos diferentes, como o aumento de Qi (energia) no ponto e no Canal, ou a diminuição da energia dos mesmos.

Através dessas manipulações e técnicas e também da combinação dos efeitos de vários pontos numa mesma aplicação, a Acupuntura consegue manipular variados tipos de Qi (energia) do corpo do paciente, tratando desde disfunções internas, como problemas dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e distúrbios emocionais, ou patologias superficiais, como dores articulares e musculares.

Além da inserção das agulhas, num tratamento de Acupuntura ainda podemos ter a técnica de Moxabustão (灸), que consiste na queima de uma erva (normalmente a Artemisia vulgaris) obtendo variados efeitos, como o aumento de Qi (energia) no ponto, aumento da circulação sangüínea, analgesia, dentre outros. Outra técnica empregada é a de sangria, que remove obstruções e estagnações de sangue de um determinado local, normalmente associada com a técnica de ventosa (拔罐).

Tem conquistado cada vez mais espaço na área de saúde, como forma de tratamento eficaz e sem contra indicações, beneficiando inúmeros indivíduos, na manutenção e preservação da sua saúde.

Em breve vamos procurar explicar algumas das dúvidas mais comuns das pessoas que se interessam pelo tratamento por Acupuntura.

Tem alguma dúvida? Escreva para gente.