Acupuntura,  Artigos,  I Ching,  Medicina Chinesa

Programa para cálculo da Tartaruga Mística – Ling Gui Ba Fa

A Acupuntura é uma das disciplinas da Medicina Chinesa. A Medicina Chinesa, por sua vez, é uma das Artes Taoístas, que são as ferramentas desenvolvidas sobre os princípios e lógica dessa tradição, buscando harmonia, saúde e longevidade. Mais do que ter dado as bases lógicas e filosóficas à Acupuntura, os conceitos taoistas influenciam também diretamente a sua prática em muitos sentidos.

Uma aplicação direta dessa interelação é na Cronoacupuntura, ou seja, o método de seleção de pontos de Acupuntura baseados no alinhamento energético entre o Céu e a Terra no exato momento da aplicação. Esse alinhamento vem de uma teoria taoista conhecida como “Os Troncos Celestes e os Ramos Terrestres”. Através da Técnica da Tartaruga Mística (Ling Gui Ba Fa – 灵龟八法) selecionamos pontos que mobilizam a energia dos Canais Extraordinários, realizando esse alinhamento, que favorece todo o restante da aplicação. Essas 8 combinações de pontos relacionam-se com os 8 Trigramas do Yi Jing (I Ching).

Existem vários métodos de cálculo da Técnica da Tartaruga Mística. Nosso amigo Moacyr Bagatelli, formado em Medicina Chinesa pela linhagem taoista no CEMETRAC (formado em Massagem Tui Na comigo e em Acupuntura com o Mestre Liu Chih Ming), desenvolveu e disponibilizou no nosso site um programa para calcular rapidamente os pontos, de acordo com a nossa linhagem.

Clique aqui para fazer o download.

(Agora com correção para versão do Excel 2003 e dica para impressão para quem não utiliza computador no consultório)

Obrigado Moacyr!

Edgar Cantelli Gaspar – edgar@terapiaschinesas.com.br – Twitter: @edgarcantelli

8 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *