Acupuntura,  I Ching,  Livro "Tao da Mente",  Medicina Chinesa,  Saúde em geral,  Taoísmo,  Vídeos do Terapias Chinesas

Aula aberta – Prevenção ao Suicídio pela Medicina Chinesa

YouTube player

Os quadros de sofrimento psicoemocional são ainda muito negligenciados. Conforme a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios sub notificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Trata-se, clinicamente, de uma “pandemia” constante que não damos a devida atenção.

Mais grave ainda é o desconhecimento do quanto a nossa mente é um aspecto integrado à nossa fisiologia complexa e profunda. Assim, muitas vezes, consideramos que um sofrimento psicoemocional deve ser corrigido somente através do estado de espírito, do comportamento os dos hábitos do indivíduo. Ignoramos que uma depressão, por exemplo, pode ter sua raiz em uma deficiência nutricional profunda. Uma falta de perspectiva saudável pode ter relação com distúrbios do sistema do Fígado, segundo o entendimento da Medicina Chinesa.

É com o princípio de trazer luz a esse complexo panorama que tivemos essa aula aberta no dia 25/09/25. A é indicada a todos: profissionais, estudantes e, especialmente, o público leigo.

Assim, caso conheça alguém que possa se beneficiar dessa conversa, fique à vontade para compartilhar.

Abraços, Prof. Edgar Cantelli

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *