Na foto acima temos nossa turma de Formação em Tui Na no CIEFATO. Da esquerda para direita: Helena (professora), Ayrton, Edgar (professor), Rozana, Silvia e Alexandre. Ainda temos outro Alexandre na turma que não estava presente nesta última aula. Para quem não conhece o Tui Na abaixo segue um texto explicativo que a partir de hoje fará parte do conteúdo fixo do blog, podendo ser acessado pelo link no canto superior esquerdo.

O que é Tui Na?

O Tui Na (推拿) é uma arte terapêutica manual, com propriedades tanto preventivas quanto curativas. É a massoterapia clássica chinesa. Através das variadas técnicas, o terapeuta promove a saúde do paciente manipulando seu Qi (energia), seu sistema músculo-esquelético, seu sistema linfático e até seu sistema nervoso.

Seu nome é originado de duas das suas dezenas de técnicas: Tui, que significa “empurrar” e Na, que por sua vez pode ser traduzido como “agarrar” ou “pegar”. Hoje o nome Tui Na é entendido simplesmente como sinônimo de massagem em toda a China.

O primeiro nome da massagem chinesa foi An Shao. Depois passou para Ma Sha. Quando as técnicas foram para o oriente medi neste período, mais precisamente onde hoje é o Irã, é que esse nome chinês deu origem ao nome ocidental de massagem. Posteriormente a denominação passou para An Mo, para finalmente denominar-se Tui Na (推拿).

O Tui Na possui um número riquíssimo de técnicas, das quais se derivam toda as outras escolas de massagem orientais. A aplicação de todas as técnicas seguem os mesmos princípios teóricos das outras ferramentas da Medicina Chinesa, como a Acupuntura e a Fitoterapia.

Na prática cada técnica bem executada realiza um efeito sobre a região do corpo onde está sendo realizada, que podem ser agrupados genericamente em: efeitos de tonificação, ou seja, aumento de energia no local, no ponto energético ou no canal de energia, ou de sedação, ou seja, dispersão da energia do local, do ponto ou do canal. Na foto vemos a professora Helena demonstrando a técnica de Yao Fa (rotação) na articulação do pescoço.

Dentre todas as ferramentas de cura da Medicina Chinesa, o Tui Na é muito reverenciado pela simplicidade de recursos necessários para a sua aplicação. Onde houver uma pessoas enferma e um praticante de Tui Na, isso basta para que um tratamento seja realizado, enquanto que na Acupuntura, por exemplo, precisaríamos também de algum tipo de agulha. Dessa forma, os mestres Taoístas valorizavam a propagação dos conhecimentos da massagem para auxiliar na cura e na prevenção de doenças de toda a população.

Posted in: Tui Na.
Last Modified: maio 28, 2007

Leave a reply

required