Acupuntura,  Artigos,  Medicina Chinesa

A Análise da Língua na MTC

Uma consulta pela Medicina Tradicional Chinesa é repleta de particularidades. Para começar temos o interregatório, que costuma ser mais detalhado do que qualquer outro tipo de anamnese. Além disso, ele contém muitas vezes perguntas inusitadas, mas importantíssimas, como quantidade e localidade de sudorese, ou preferência por determinado clima, como o verão ou inverno. Após o interregatório normalmente seguem-se alguns exames típicos, como a pulsologia, já tratada em outro texto do site, e a análise da língua.

Esse é um dos momentos mais curiosos da consulta e que mais levanta dúvidas nos pacientes. Para que se serve o exame da língua? O que se consegue ver?

A semiologia da língua é um ponto chave na consulta pois oferece dados fundamentais para o terapeuta diferenciar o Padrão daquele caso e chegar a um diagnóstico preciso.

O que primeiro é observado na língua é a sua coloração como um todo. De modo geral, nesta observação, vemos o estado do Sangue (Xue) no indivíduo. Uma língua rosada, com uma umidade normal e uniforme é considerada como um sinal de saúde. Uma língua pálida indica uma deficiência no Sangue (Xue) em nutrir o corpo. Neste caso, ou o Sangue (Xue) não está sendo gerado corretamente, por alimentação insuficiente, por exemplo, ou a Energia (Qi) está muito fraca, tornando-se incapaz de fazer o Sangue (Xue) chegar nas extremidades do corpo.

Uma língua arroxeada indica de forma geral uma dificuldade na circulação sangüínea.

Quando temos uma língua avermelhada, isso é sinal de hiperatividade interna, o que na linguagem da MTC chamamos de Calor.

Essa diferenciação quanto a coloração do corpo da língua é o ponto mais importante e abrangente na análise da língua e de modo geral é bem simples de ser observada. Assim, todos nós podemos observar nossa língua periodicamente pois nosso corpo tem como mecanismo dar sinais antes de qualquer patologia se instalar e a língua é um dos principais meios de se detectar esses sinais.

Em uma consulta de Acupuntura o terapeuta irá observar detalhes mais específicos como a quantidade e a coloração da saburra da língua, além de alterações em regiões específicas da língua, como, por exemplo, fissuras na região central da língua que indicam um desgaste das funções do estômago.

Uma das funções mais interessantes de toda essa observação é acompanhar a evolução do tratamento. A língua ao longo das sessões vai se transformando e o próprio paciente muitas vezes passa a perceber a melhora visual do aspecto da sua língua, simultaneamente com a melhora dos seus sintomas.

Caso você observe algum aspecto na sua língua que chame a sua atenção, mas que você não sabe se trata-se de algum sinal relevante, consulte um acupunturista ou escreva para a gente: edgar@aikidopesquisa.com.br.

16 Comments

  • Anonymous

    Oi gostaria de saber o que seria a língua geográfica? tem alguma relação com a saúde do paciente?
    desde ja agradeço.

  • Edgar Cantelli

    As rachaduras na língua pela análise da MTC são uma falta de fluídos (Jin Ye). Ela pode ser um indicativo de um Calor patogênico secando os fluídos, ou mesmo uma falha na geração desses fluídos. Para diferenciar precisamos coletar mais dados da própria língua e dos demais meio de diagnóstico da MTC. Atenciosamente, Edgar.

  • mellissa thomaz

    lendo sua materia achei muito interessante, pq queria saber pq minha lingua esta com muitas rachaduras e realmente tenho problemas com estomago q foi operado reçentemente, mas com atenuar e mesmo curar este sintoma q me incomoda tanto. Obrigado MELLISSA

  • Anonymous

    Tenho língua geográfica, sinto incômodo algumas vezes.Quando fica mais sensível ou aparece determinadas manchas, pode ser sinal de que algo não está normal no organismo? Hoje surgiu em um novo ponto,próximo a ponta da língua.
    Obrigada

  • Gabi Luize

    Bem, eu sou estudante de acupuntura e eu sinto falta de um livro que fale da análise das caracteristicas da lingua e do pulso para a MTC. Meu professor já nos orientou, porém, eu sinto falta de uma literatura. Você poderia me indicar alguma??
    Obrigada

  • Liane

    Olá! Ótima amatéria, parabéns. Justamente eu estava procurando algo assim. Notei hoje que minha língua (que já é denteada há muitos anos) está apresentando lesões arredondadas (mais avermelhadas que o resto da superfície), especialmente do lado esquerdo. Foi assim que cheguei até aqui, procurando uma explicação para isso. Alguma dica? 🙂
    Obrigada pela atenção, um abraço e tudo de bom!

  • Liane

    Ah sim, esqueci. Agora é para a Gabi Luize, que fez uma pergunta sobre um livro que fale da análise da língua. Pois hoje, durante minha busca, encontrei um que se chama “Atlas De Semiologia Da Lingua Medicina Tradicional” (tem um link aqui para uma loja online: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/243183). Espero que isso te ajude. Também encontrei um curso em vcd sobre o assunto. É o “(VCD)Vol. 09 – Semiologia da Língua”. Aqui está o link se quiseres dar uma olhada:
    http://www.lautz.com.br/loja/product_info.php?cPath=13_77&products_id=918

    Boa sorte e tudo de bom! 🙂

  • Edgar Cantelli

    Liane, lesôes arredondadas vermelhas de modo geral indicam um quadro de Calor. Pelo que entendi do seu texto, parece que elas são evidentes na lateral esquerda da língua, certo? Se for isso mesmo pode indicar que a origem desse Calor está no Fígado. Obviamente que tudo isso precisa ser corroborado com os seus sinais e sintomas, assim como a análise do seu pulso. Caso tenha mais alguma dúvida ou comentário, é só escrever. Abraço, Edgar.

  • Thyago

    Eu queria uma informação.

    Hoje pela manhâ eu acordei e senti minha lingua estranha
    mais pensei que seria um problema normal,ai quando fui olhar no espelho
    reparei que na ponta e ao redor da lingua estava avermelhada e levimente carosudinha……..fiquei preocupado.Ai eu lembrei que ontem minha boca sempre ficava seca independente de eu ter engerido agua ou não.

    eu gostaria da ajuda de vocês para tentar entender o porque disso esta acontecendo.

    • Edgar Cantelli

      Oi Alexandre. o corpo da língua levemente esbranquiçado ou pálido indica uma Deficiência funcional na circulação sanguínea, ou seja, a incapacidade do corpo em ter força na circulação do sangue (o que chamamos de Deficiência de Yang) ou uma Deficiência de Xue (Sangue). Abraço, Edgar.

  • Sonia Regina

    Ola!
    Estou com um problema na lingua, ela está na parte central do meio a ponta vermelha com algumas fissuras verticais incomoda é como se eu tivesse queimado, e sinto muita sede tbem.
    Que será apareceu depois q eu tive uma infecção intestinal.
    Me ajude por favor.

    • Edgar Cantelli

      Olá Sonia Regina,
      todos os sinais e sintomas que você descreveu que estão presentes na sua língua indicam o que chamamos na Medicina Chinesa de “Calor”. Esse tipo de manifestação acontece quando temos alguma hiperatividade fisiológica, ou falando em outras palavras, algo em nosso organismo trabalhando mais rapidamente do que deveria. Isso pode acontecer por inúmeros fatores, internos, externos, climáticos, etc. A vermelhidão é desses sinais típicos de hiperfunção. As fissuras também, pois esse Calor literalmente seca os fluídos orgânicos, gerando esse tipo de fissura por secura, o que é comprovado pela sua sede. Um infecção, como a que você teve no intestino, de modo geral, é um tipo de Calor, especialmente se teve manifestações de ardência, dor em queimação, sangramento, etc. Agora para entendermos o porquê que você continua com as manifestações na língua, mesmo passada a infecção, somente através de um Diagnóstico completo através das outras ferramentas diagnósticas da Medicina Chinesa. Aconselho que você passe com um terapeuta experiente que possa fazer essa avaliação cuidadosa de todo o seu quadro para um entendimento profundo. Espero que você melhore o mais rapidamente possível.
      Atenciosamente,
      Edgar

    • riefi

      Depende da profundidade e do tempo de existência deste corte. O mais importante é entender que o corte na língua pode ser um sinal importante de um distúrbio interno que precisa ser identificado. Atenciosamente, Edgar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *