Vacinas – tomar ou não tomar?
Luciana Ribeiro, uma das minhas ex-alunas mais antigas de Tui Na, deu a sugestão para este artigo, pois queria saber qual a visão da Medicina Chinesa na utilização das vacinas.
Para compreendermos esta questão temos que nos voltar para os princípios do entendimento da formação de doenças segundo a Medicina Chinesa. Qualquer patologia é entendida como sendo Interna (Endógena), Externa (Exógena) ou a curiosa nomenclatura “Nem um, nem outro”.
As doenças internas são as formadas pelos distúrbios psíquico-emocionais. As externas são formadas pela influência, ou como chamamos na Medicina Chinesa, pela invasão dos fatores climáticos, como o Frio, o Calor, o Vento, a Secura, dentre outros.
É importante destacar que para que um desses fatores externos gere um distúrbio, ele tem de prevalecer sobre o nosso sistema de resistência (Wei Qi).
Assim, entendemos o porquê que duas pessoas expostas à mesma mudança abrupta de temperatura não sofrem a mesma consequência: uma pode ficar gripada e a outra não, se a primeira estiver com sua resistência mais debilitada. Nesse tipo de gripe, portanto, o terapeuta da Medicina Chinesa não leva em consideração a presença ou não do agente biológico (vírus, por exemplo). O que importa no tratamento é a natureza do distúrbio gerado pelo fator climático.
Já dentro da categorização dos “Nem um, nem outro”, na qual temos os acidentes, má alimentação e todos os demais tipos de fatores geradores de doença, temos a Pestilência.
A diferenciação básica entre uma pestilência e um fator externo é que a contaminação por uma pestilência independe dos nossos fatores de resistência. Por melhor que esteja nosso sistema de defesa (Wei Qi), seremos contaminados.
Essa diferenciação simples faz com que o critério para a utilização das vacinas seja simples: contra o que for considerado uma pestilência, e tiver vacinação, aplica-se a vacina. Para o que depende dos nossos fatores de resistência, como a gripe comum, não se aplica a vacina, mas sim procura-se mecanismos para aumentar a nossa resistência, como o Qi Gong (exercícios energéticos), uma alimentação adequada, repouso suficiente, boa qualidade de sono, boa saúde emocional, dentre outros.
14 Comments
carmela
Voce ficou em cima do muro. Entao quer dizer que se voce estiver com esses fatore em desequilibrio e tomar a vacina , nao sera protegido.?
Edgar Cantelli
Olá Carmela. EU não entendi exatamente a sua pergunta. Mas pelo que entendi você quis dizer que se eu estiver com a minha geração de energia de resistência (Wei Qi) em desequilíbrio, em relação aos Fatores Exógenos, mesmo que eu tome a vacina, não estarei protegido. Se foi isso que você quis colocar, é exatamente assim que funciona. Agora, para os fatores que independem da resistência (Pestilência), não importa de fato se tenho ou não geração adequada de resistência, pois, obviamente, preciso tomar a vacina para estar protegido. Atenciosamente, Edgar.
Marilene Forte Viviani
Ótima esta explicação. Adorei.
Edgar Cantelli
Obrigado Marilene!
Odete Diogo
Boa Noite!
Edgar, Fico feliz por vocês não se esquecerem de seus ex-alunos, obrigado por seus e.mail’s.
Adorei esta sua matéria sobre a vacina, quando tiver matérias assim por favor não se esqueçam de mim, agregar conhecimento nunca é demais não é.
Mande um grande beijo à Helena e ao Baby que já deve estar bem fofinho ou fofinha (não fiquei sabendo se era menino ou menina).
Abraços
Odete
Edgar Cantelli
Olá Odete, tudo bom? Tenho feito bastante massagem? Esperamos que sim! Obrigado pela sua mensagem. Darei o beijo na Helena e no Lucas, que já fez 1 ano esse mês… Beijos!
marcia pinotti
oi Edgar, obrigada pela dica, adorei a explicação….valeu mesmo…
beijos
marcia
Edgar Cantelli
Que bom que você gostou Marcia. Beijos.
Maria Lucia
Oi, Edgar. tudo bem?
Gostaria que vc colocasse um exemplo para a seguinte frase: ” contra o que for considerado uma pestilência, e tiver vacinação, aplica-se a vacina…” Isto é, quando se sabe que é uma pestilência e isso acontece no caso de quais doenças que podem ser evitadas com vacinas?
Edgar Cantelli
Olá Maria Lucia, tudo bom? Um bom exemplo é a poliomielite. Ela não tem relação com os fatores climáticos, que são os considerados fatores exógenos pela Medicina Chinesa e através do seu contágio temos uma patologia complicada e com alto grau de contágio.
Camilla
1 ANO??? PARABÉNS PRO LUCAS!!!!! E pros pais deles tbm!!!!!
Saudades de vc Edgar!!!
…em tempo… eu NÃO vou vacinar o Lucca, opediatra dele não recomendou…
Bjos!
Camilla
explicando melhor: sobre a vacina estou me referindo apenas à gripe suína.
Edgar Cantelli
Olá Camilla! Obrigado! Ele está muito lindão, você precisa vê-lo. Sobre a vacina, realmente cada terapeuta ou pediatra está tendo uma conduta sobre a vacina sobre a gripe H1N1. Mas a Medicina Chinesa tem tratado está gripe como uma pestilência, pois ela tem características agressivas, especialmente em alguns tipos de pacientes, e também o seu tratamento não se enquadra facilmente nos tipos de gripe “normais”que estamos acostumados a lidar.
JOICE CURVELANO FREIRE
Muito obrigada pelo artigo, Edgar!