Filme sobre a vida de Confúcio

Mas o que nos importa é a oportunidade de ver, através das passagens da vida do Mestre, a sua enorme Retidão, mantendo-se fiel aos seus Princípios em todas as situações, mesmo passando por enormes dificuldades e conflitos. É também muito interessante conhecer mais sobre a época da Dinastia Zhou, quando os textos clássicos do Yi Jing (I Ching) foram escritos. Veremos nas cenas as tigelas de barro, as oferendas, o poço, as varetas de bambu, o caldeirão, dentre outras coisas simples do dia a dia chinês daquela época, que se tornaram códigos dentro da linguagem do Yi Jing (I Ching).
Destaco também a cena que retrata de forma muito linda o famoso encontro de Confúcio com Lao Tzu (老子 – Lao Zi), um dos patriarcas do Taoismo.
E para os alunos de Flor de Ameixeira: quem me disser em qual cena ele faz um oráculo ganha um carimbo na apostila quando nos encontrarmos!
No Comments
Cris
Bem interessante esse filme… Vc já viu? Se eu assistir entendo todos os “códigos”?
Edgar Cantelli
Não sei se identifica todos os códigos pois só mesmo quem estuda os hexagramas do Yi Jing para conhecê-los. Mas mesmo assim valeu muito a pena.
Sheila Rafaini
Achava que na Dinastia Zhou o I Ching já tinha sido escrito!! Não foi na Dinastia Shang que ele foi elaborado, Edgar? Cerca de 2 mil a.C?
Edgar Cantelli
Na Din. Zhou os textos clássicos foram escritos pelo Rei Wen, pelo filho dele, o Duque de Zhou e pelo próprio Confúcio. Mas o desenvolvimento do I Ching, através da sua lógica e dos seus símbolos, começou mesmo muito antes disso, na época de Fu Xi, por volta de 2.500 a.C.