Artigos,  I Ching,  Taoísmo

Filme sobre a vida de Confúcio

Continuando nossa sessão de lições de casa, essa vai para os meus alunos e colegas estudantes de Yi Jing (I Ching). Temos a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida de um dos maiores mestres da história do desenvolvimento do Yi Jing ( I Ching) e também da cultura chinesa no  grande filme feito em 2010 sobre a vida de Confúcio. O filme, que conta com uma produção primorosa e com a ótima interpretação de Chow Yun-fat (mesmo de “O Tigre e o Dragão”), tem seu nome original em chinês como 孔 子 – Kǒng Zi – nome do sábio chinês. Em inglês o filme ficou como “Conficius”. Misteriosamente o nome do filme em português ficou como “A Batalha pelo Império”.

Mas o que nos importa é a oportunidade de ver, através das passagens da vida do Mestre, a sua enorme Retidão, mantendo-se fiel aos seus Princípios em todas as situações, mesmo passando por enormes dificuldades e conflitos. É também muito interessante conhecer mais sobre a época da Dinastia Zhou, quando os textos clássicos do Yi Jing (I Ching) foram escritos. Veremos nas cenas as tigelas de barro, as oferendas, o poço, as varetas de bambu, o caldeirão, dentre outras coisas simples do dia a dia chinês daquela época, que se tornaram códigos dentro da linguagem do Yi Jing (I Ching).

Destaco também a cena que retrata de forma muito linda o famoso encontro de Confúcio com Lao Tzu (老子 – Lao Zi), um dos patriarcas do Taoismo.

E para os alunos de Flor de Ameixeira: quem me disser em qual cena ele faz um oráculo ganha um carimbo na apostila quando nos encontrarmos!

No Comments

    • Edgar Cantelli

      Não sei se identifica todos os códigos pois só mesmo quem estuda os hexagramas do Yi Jing para conhecê-los. Mas mesmo assim valeu muito a pena.

  • Sheila Rafaini

    Achava que na Dinastia Zhou o I Ching já tinha sido escrito!! Não foi na Dinastia Shang que ele foi elaborado, Edgar? Cerca de 2 mil a.C?

    • Edgar Cantelli

      Na Din. Zhou os textos clássicos foram escritos pelo Rei Wen, pelo filho dele, o Duque de Zhou e pelo próprio Confúcio. Mas o desenvolvimento do I Ching, através da sua lógica e dos seus símbolos, começou mesmo muito antes disso, na época de Fu Xi, por volta de 2.500 a.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *