Artigos,  Cursos,  Fitoterapia,  Medicina Chinesa,  Tui Na

A prática integrada da acupuntura, da massagem Tui Na e da fitoterapia

Prof. Edgar e Prof. Wu Xiang

No último fim de semana estive no curso do Prof. Wu Xiang na EBRAMEC. Prof. Wu é hoje professor da Universidade de Jiangxi, coordenando o departamento de cursos para estrangeiros. Seu curso neste fim de semana foi sobre Síndromes Bi (quadros de obstrução de movimento e dor), com ênfase na osteoartrite e osteoartrose, especialmente de joelho.

Além do ótimo conteúdo do curso, o que mais me chamou a atenção foi a prática integrada das ferramentas da medicina chinesa que o Dr. Wu dispõe nos seus atendimentos. Trabalha com a mesma profundidade com acupuntura, com a massagem Tui Na e com a fitoterapia. Essa é ainda uma prática rara no ocidente, onde a acupuntura é muito mais difundida do que, especialmente, a massagem Tui Na.  Dr. Wu porém enfatizou a importância da utilização de todas as possibilidades terapêuticas da medicina chinesa para um tratamento mais rápido e eficaz. Esse é também o nosso modo de pensar e trabalhar clinicamente.

No tratamento de osteoartrose de joelho, por exemplo, em certos tipos de Síndromes, Dr. Wu chegou a mostrar o quanto a massagem Tui Na é mais eficaz do que a acupuntura. Outro tipo de caso que, segundo sua experiência, julga ser a massagem Tui Na mais indicada como ferramenta principal é a hérnia lombar.

Para os terapeutas de medicina chinesa que ainda não dominam a massagem Tui Na e também para quem pretende iniciar seus estudos na área, a dica é ficar atento para o início dos cursos de formação no início do próximo ano aqui pelo nosso site ou pelo nosso twitter (@edgarcantelli). Se preferir, nos envie seu email para receber nossa newsletter: edgar@terapiaschinesas.com.br.

Aproveito ainda para parabenizar e agradecer o Prof. Reginaldo, diretor da EBRAMEC, pela iniciativa de trazer professores de alto nível para enriquecer a formação e a prática clínica dos terapeutas de medicina chinesa no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *