Artigos,  Biografia de mestres taoista da MC

Breve biografia de famosos mestres taoistas da Medicina Chinesa

A história da Medicina Chinesa é pouco conhecida no ocidente, mesmo dentro das escolas de acupuntura. Pouco conhecida também é a importância da tradição taoista na formação do pensamento e das práticas da Medicina Chinesa. O resgate dessa forma tradicional e essencial de trabalhar com a Medicina Chinesa é um dos nossos grandes princípios, tanto como professores de massagem Tui Na e de acupuntura, quanto como terapeutas. É por esse princípio que também damos paralelamente a todos os interessados a formação completa em I Ching (易經 – Yì Jīng), raiz da lógica e da filosofia taoista e da Medicina Chinesa.

Seguindo esse princípio, começaremos a publicar aqui no nosso site uma breve biografia de famosos doutores clássicos da Medicina Chinesa, especialmente os que tem ligação mais importante com o taoísmo. Começaremos por um dos mais antigos: Chang Sang.

Lorde Chang Sang (viveu na Dinastia dos Estados Combatentes – 475 – 221 a.C.)

Chang Sang viveu um pouco depois de Lao Tzu, considerado o principal mestre da tradição taoista. Muito conhecido por suas habilidades médicas ainda em vida, é considerado tradicionalmente como um dos patriarcas da Medicina Chinesa Taoista. Bian Que, um dos médicos mais famosos da Medicina Chinesa, foi um de seus discípulos. Diz-se que Chang Sang possuía a habilidade de ver os órgãos internos de seus pacientes e que vários de seus discípulos também adquiriram habilidades sobrehumanas como essa.

Edgar Cantelli Gaspar – edgar@terapiaschinesas.com.br – Twitter: @edgarcantelli

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *