-
O que é Fitoterapia 中药?
Na história da evolução da Medicina Chinesa (中醫學), a Fitoterapia (中药) é a sua ramificação mais antiga, depois do Tui Na (推拿). Trata-se do uso de substâncias naturais, não processadas quimicamente, em sua maioria do reino vegetal, mas também do mineral e animal, com fins medicinais.Praticamente todos os povos desenvolveram sua própria Fitoterapia nativa, como os índios brasileiros ou os egípcios. A fitoterapia chinesa é a mais vasta, complexa e antiga. Isso se deve ao seu contínuo e ininterrupto aperfeiçoamento desde tempos remotos até os dias de hoje. Huang Di (黃帝), o Imperador Amarelo, que reinou entre 2698 a.C. à 2599 a.C., e é o autor do 1º Tratado de MTC, o Nei Jing (内經), já discorria sobre a utilização de substâncias naturais para a manutenção e a recuperação da saúde do homem.
Há uma ligação muito importante entre o desenvolvimento da Fitoterapia chinesa e do Taoísmo. Uma das metas de vida de um taoísta sempre foi a saúde. Para isso, os mestres taoístas procuraram ao longo dos milênios formas de manter e recuperar a nossa saúde, assim como nos harmonizar com todos os aspectos da nossa vida, afim de prolongá-la e vivê-la de forma mais plena. Assim foram desenvolvidas as técnicas de Qi Gong, tratamentos de Acupuntura, ferramentas espirituais e também o “Caminho da Alquimia da Terra” como é chamada a Fitoterapia na tradição chinesa.
Atualmente, de todas as ramificações da Medicina Tradicional Chinesa, a Fitoterapia é a mais utilizada na China. Por outro lado no Brasil é a menos difundida, devido especialmente à dificuldade na obtenção das ervas e substâncias de origem chinesa. Já existem muitas ervas adaptadas no Brasil. Assim como o estudo de ervas nativas brasileiras, segundo à visão da MTC. Mas ainda os principais compostos dependem de substâncias tipicamente chinesas, devido ao seu tempo de estudo e experimentação. Mas isso vem melhorando nas últimas décadas, com mestres chineses difundindo a experiências na utilização dessas substâncias, como o nosso mestre Liu Chih Ming e também o acesso um pouco mais fácil dos materiais por farmácias e lojas especializadas, localizadas no bairro da Liberdade, em São Paulo.
O uso da Fitoterapia clinicamente é o que requer maiores estudos e cuidados por parte do terapeuta. Isso porque as substâncias serão ingeridas e terão sua ação diretamente nos órgãos vitais do paciente, diferentemente da Acupuntura, Tui Na e Qi Gong, que tem sua ação na superfície do corpo, mobilizando indiretamente, através dos canais de energia, os Órgãos e Vísceras (Zang Fu) do indivíduo.
Por outro lado a Fitoterapia permite uma velocidade e uma abrangências nos resultados terapêuticos maior do que todas as outras formas terapêuticas, conseguindo tratar patologias consideradas difíceis tanto pelo Acupuntura, tanto quanto pela medicina alopática.
É importante sempre consultar um Fitoterapeuta antes de tomar qualquer composto ou chá, mesmo que seja uma chá considerado “comum” pois ele pode proporcionar efeitos não desejados. Uma pessoa, por exemplo, com um padrão característico da MTC, chamado “Ascensão do Fogo do Fígado”, com sintomas como hipertensão arterial, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, dor na região do hipocôndrio, não pode tomar compostos com alguns tipos de ginseng, especialmente os vermelhos, provenientes da China e da Coréia, pois piorarão seu quadro.
-
Seminário “Kokyu-Ho – O Poder da Energia Interna” com Ono Sensei
Pela visão da Medicina Chinesa só possuimos duas formas de obter energia: pela alimentação e pelo ar que respiramos. Da nossa alimentação podemos cuidar diariamente e aqui no blog mesmo informamos sobre algumas dicas de como ter uma alimentação adequada e cheia de energia. Mas e sobre a energia do ar, o que podemos fazer para potencializá-la, melhorando a nossa saúde? Os mestres orientais de todas as linhagens indicam os trabalhos energéticos, como o Qi Gong, que inclusive faz parte da Medicina Chinesa.
O método de trabalho energético que pratico é o “Kokyu-Ho”. É uma técnica japonesa trazida e desenvolvida no Brasil pelo meu mestre de Aikido, Ono Sensei (foto ao lado). Ono Sensei é uma lenda dentro do mundo das artes marciais, por vários motivos: seu tempo de prática e lecionando (mais de 40 anos), sua pesquisa constante do desenvolvimento da energia interna (Ki, em japonês) e sua utilização no Aikido, como sua sabedoria que consegue transmitir a todo momento, como também pela sua vitalidade. Com 82 anos, ontem mesmo tive uma aula de 4 horas seguidas com meu mestre. Posso dizer tranquilamente que Ono Sensei foi parte fundamental na transformação da minha vida para uma qualidade de vida e um aperfeiçoamento espiritual superiores.Pela primeira vez Ono Sensei dará um curso aberto sobre suas pesquisas na área energética. Acredito que vale a pena para todo mundo, especialmente para os praticantes da Medicina Chinesa, por ser imprescindível para todos os terapêutas terem uma técnica de reposição de energia. Abaixo segue a divulgação oficial do evento.___________________________________Mestre único na América Latina, Ono Shihan, irá mostrar pela primeira vez, fora do espaço de treinamento dos seus alunos, parte dos resultados de mais de 40 anos de pesquisas no uso da energia pessoal interna (Ki) para o equilíbrio e auto controle físico e emocional, por meio do Kokyu-ho (respiração).A energia pode movimentar pessoas à distância, paralisar movimentos de oponentes e conduzir o outro sem violência. O poder da energia se superpõe à força e a sua fonte é inesgotável.
Qualquer pessoa tem acesso a ela e pode utilizá-la em benefício pessoal e em favor das outras pessoas.Kokyu-ho é o caminho da Unidade que não passa pelo choque, pelo conflito.Quando:dia 25 de agosto – sábado
Horário: 10h30 – 12h30 – ensinamentos12h30 – 14h – almoço14h – 16h30 – ensinamentos
Local: Hotel Golden Tulip Plaza – Alameda Santos, 85Estacionamento e almoço disponíveis no local.paulistaplaza@paulistaplaza.com.br / http://www.paulistaplaza.com.br/Investimento:R$150,00 ( cento e cinqüenta reais)Inscrições: Carolina Zanqueta – 9h/17h – fone: 11 2167-5811 mailto:carol.zanqueta@curadoeassociados.com.brOs ensinamentos de Ono ShihanO que é
Programa de reconhecimento e de treinamento da energia interna que todos possuímos, cuja força e capacidade de transformação são inesgotáveis.ComoTécnicas que facilitam o acolhimento e a unificação com a outra pessoa e com o Universo por meio do relaxamento e da respiração.
Para queNo nível individual facilita o desenvolvimento do equilíbrio emocional e físico e no nível social estimula e fortalece as soluções pacíficas e harmoniosas para o convívio entre as pessoas.Para quem• Pessoas que descobriram o esgotamento do uso da força e da imposição como meios eficientes para a obtenção de transformações profundas em indivíduos e nas organizações.• Terapeutas facilitadores de indivíduos e de organizações na busca do equilíbrio emocional, psicológico, bem estar pessoal e social.Kenji Ono, ou Keizen Ono Shihan, o Ono Sensei nasceu em 1º de outubro de 1925 em Tóquio, Japão e chegou ao Brasil em 27 de julho de 1934, no porto de Santos. Treinou Judô até obter o grau de Shodan (faixa preta). Em 1963 iniciou o treinamento de Aikido com Kawai Sensei, mestre que trouxe a arte para o Brasil. Começou a ensinar Aikido em 1966. Fundou a Associação Pesquisa de Aikido -APA, (http://www.aikidopesquisa.com.br/) parte da Confederação Sul-americana da Arte Aikido, ligada à Fundação Aikikai do Japão. Atualmente, existem dojos (academias) filiadas em São Paulo capital, Jundiaí, Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), no Paraná (Londrina) e no Rio de Janeiro (Campos). Ono Sensei, é Acupunturista e Shiatsu terapeuta.Aikido é um arte marcial japonesa criada durante os anos de 1920 pelo Fundador Morihei Ueshiba, um mestre que alcançou o mais elevado grau de maestria nas artes marciais japonesas. Como arte marcial pura o Aikido visa a unificação do corpo e dos sentimentos.
-
Curso de Fundamentos de I Ching (Yi Jing)
O I Ching (Yi Jing) é a base da Medicina Chinesa, por ser a sua raiz filosófica, lógica e metafísica. Por isso considero fundamental todo praticante de MTC ter uma base consideravel de conhecimento e experiência nessa arte taoísta.
Neste final de semana, dias 4 e 5 de Agosto, estarei ministrando o curso de Fundamentos de I Ching (Yi Jing) na Sociedade Taoísta do Brasil, na sua nova sede (ver tópico abaixo), na Av. Liberdade, 113 – 3º andar. Mais informações: www.sociedadetaoista.com.br
-
Nova sede da Sociedade Taoísta em SP
O Taoísmo é a raiz filosófica e lógica de toda a Medicina Tradicional Chinesa. Muita gente não sabe, mesmo quem é Acupunturista, que em São Paulo temos um Templo Taoísta: o Templo do Tesouro do Espírito, sede Sociedade Taoísta do Brasil em São Paulo.Uma ótima oportunidade para conhecer o templo e suas atividades é no evento de inauguração da nova sede, agora na Liberdade.
A 6ª Semana do Tao acontecerá de 29 de julho a 3 de agosto, reunindo vários professores e alunos da instituição em palestras, práticas, aulas abertas e outras atividades, com o propósito de apresentar ao grande público o Taoísmo e seus ensinamentos milenares. Eu ministrarei a palestra “Saúde pela Filosofia do I Ching” na quarta-feira, às 20hs.
Para ver a programação completa clique aqui.
Lembrando então que a STB fica agora na Av. Liberdade, 113 – 3º andar. Todos estão convidados.
-
O que é sangria e tratamento para erisipela
A sangria é uma das técnicas da Acupuntura menos difundidas no Ocidente. A aplicação das agulhas filiformes é, sem dúvida, a principal técnica da Acupuntura, sendo muitas vezes considerada a própria Acupuntura. Mas essa milenar medicina não se limita às agulhas finas e longas aplicadas nos pontos. Existem muitas outras ferramentas, cada uma com sua própria abrangência de efeitos e indicações (e até mesmo contra-indicações), como a moxabustão, em suas variadas formas de aplicação, as agulhas intra-dérmicas, como as Hinanshin japonesas, e as técnicas de sangria, entre outras.
A sangria se constitue na retirada de sangue de determinado ponto do corpo do paciente. Normalmente são utilizadas agulhas especiais para esse fim, como as de ponta triangular, conhecidas como lancetas de sangria, mas é possível se fazer sangria até mesmo com as agulhas filiformes comuns, mediante a aplicação com a técnica apropriada. É aplicada a sangria em praticamente qualquer região do corpo, mas é mais comum a sua aplicação nas costas, cabeça, face e membros.
Devido a retirada do sangue os pacientes normalmente tem algum grau de rejeição a essa técnica. Mas cabe ao Acupunturista explicar como a técnica será executada, a quantidade de sangue que será extraída, que normalmente se resumem à algumas gotas e que a sangria é praticamente indolor.
Um dos tratamentos clássicos com a utilização de sangria é para a erisipela. Pela visão da medicina alopática, a erisipela é uma infecção da pele causada geralmente pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, mas também pode ser causada por outros estreptococos ou até por estafilococos. No período de incubação, que é de um a oito dias, aparece mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos, seguidos de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas com aspecto de casca de laranja, bolhas pequenas ou grandes, quase sempre nas pernas e, às vezes, na face, tronco ou braços. As manchas na pele no início apresentam somente aumento de temperatura, mas logo se tornam bastante dolorosas. A febre costuma permanecer de um a quatro dias e pode regredir espontaneamente, causando uma enorme prostração.
Essa patologia não possui cura por tratamentos pela medicina alopática. Para Medicina Chinesa esse quadro se constitui por um Excesso devido a uma estagnação de Sangue (Xue) sob a pele gerando Calor.O princípio de tratamento consiste em retirar o Calor do Sangue (Xue) e promover a sua circulação. Para isso a melhor técnica é a sangria realizada nos pontos BP1, BP10 e nos pontos locais na região afetada. Deve-se fazer sangria sobre os pontos mais arroxeados e escuros. Em cada ponto retira-se aproximadamante seis gotas de sangue. Havendo muitos pontos e a região permitindo, pode-se aplicar ventosa nos pontos de sangria.
Se possível essa aplicação deve ser feita duas vezes por semana, mas temos ótimos resultados com sessões semanais. No mínimo devem ser realizadas dez aplicações.
Através desse tratamento o paciente pode chegar a curar-se completamente da erisipela.
-
I Congresso da AMECA – detalhes
A AMECA colocou no ar um hotsite com todos os detalhes do I Congresso de Medicina Chinesa e Acupuntura. Já postei sobre esse Congresso aqui no site, mas escrevo novamente devido a importância que dou para esse histórico encontro de grandes mestres da área da MTC num mesmo evento. Clique aqui para mais detalhes.
-
Vendida pela 1ª vez patente da medicina chinesa
A academia médica militar da China vai vender a fórmula de seu novo remédio antidemência, baseado na medicina tradicional chinesa, ao laboratório farmacêutico britânico Phytopharm, informou hoje a imprensa chinesa. É a primeira vez que a China vende ao exterior uma patente da medicina tradicional chinesa.
Após dez anos de esforços, uma equipe da Academia de Ciências Médicas Militares do Exército de Libertação Popular (ELP, o maior do mundo) dirigida por Ma Baiping finalizou a síntese do medicamento, batizado de NJS.
Segundo o acordo, a academia venderá a fórmula à empresa britânica e esta fornecerá os teste médicos necessários para promover o produto no mercado internacional, informou a agência de notícias Xinhua.
“É a primeira vez que a China vende uma patente de medicina tradicional para uma empresa estrangeira. Isto representa um grande passo adiante rumo à credibilidade internacional”, comemorou o presidente da academia, Sun Jianzhong.
Os quadros de demência como o Alzheimer se caracterizam por uma progressiva deterioração das capacidades mentais, incluinda a perda de memória, acompanhada de mudanças de personalidade e comportamento.
O diretor da Phytopharm, Daryl Rees, disse que os países ocidentais têm uma percepção negativa da medicina tradicional chinesa, mas que os resultados pré-clínicos do remédio eram muito promissores. O valor do acordo não foi revelado por nenhuma das duas partes.
Fonte: Agência EFE



