Olhos pela Medicina Chinesa

Você sabia que tradicionalmente um dos primeiros pontos que um acupunturista analisa quando chegamos para uma consulta é o nosso olhar? Isso porque o olhar revela o estado geral da Mente (Shen) do indivíduo, além do estado de todos os Órgãos Vitais. Uma pessoa com os olhos brilhantes, com vitalidade, luminosidade, e movimentação normal, reflete um estado de saúde favorável, especialmente no que diz respeito aos aspectos mais sutis, ou seja, sua Mente e seu Espírito (aspectos psíquicos-emocionais). Um olhar enevoado, sem brilho, fixo ou com movimentos excessivos são um indicativo de um prognóstico difícil, qualquer que seja a desarmonia.
A mudança de cor mais comum de encontrarmos é vermelhidão ocular. De modo geral é um indicativo de Calor, especialmente no Fígado, Coração e Pulmão. Também podemos notar mudanças de cor para amarelo, azul-esverdeada ou escura.
Uma das premissas da Medicina Chinesa é tratar uma desarmonia enquanto ainda ela está no nível energético ou começando a dar seus primeiros sinais, não deixando que ela passe para o nível físico. Assim, observe diariamente seus olhos. Eles são um dos indicativos mais fiéis e reveladores de problemas que podem estar começando em você. Percebendo uma mudança, mesmo que sutil, consulte um Acupunturista, que poderá lhe ajudar, explicando a que se deve esse sinal, após fazer um diagnóstico completo.