Acupuntura,  Artigos,  Medicina Chinesa

Olhos pela Medicina Chinesa

Ao se tratar de qualquer assunto ligado ao sistema visual é muito comum ouvirmos o clichê: os olhos são a janela da alma. Mas para a Medicina Tradicional Chinesa, se trata mesmo de uma grande verdade, mais literal do que podemos imaginar.

Você sabia que tradicionalmente um dos primeiros pontos que um acupunturista analisa quando chegamos para uma consulta é o nosso olhar? Isso porque o olhar revela o estado geral da Mente (Shen) do indivíduo, além do estado de todos os Órgãos Vitais. Uma pessoa com os olhos brilhantes, com vitalidade, luminosidade, e movimentação normal, reflete um estado de saúde favorável, especialmente no que diz respeito aos aspectos mais sutis, ou seja, sua Mente e seu Espírito (aspectos psíquicos-emocionais). Um olhar enevoado, sem brilho, fixo ou com movimentos excessivos são um indicativo de um prognóstico difícil, qualquer que seja a desarmonia.

A mudança de cor mais comum de encontrarmos é vermelhidão ocular. De modo geral é um indicativo de Calor, especialmente no Fígado, Coração e Pulmão. Também podemos notar mudanças de cor para amarelo, azul-esverdeada ou escura.

Uma das premissas da Medicina Chinesa é tratar uma desarmonia enquanto ainda ela está no nível energético ou começando a dar seus primeiros sinais, não deixando que ela passe para o nível físico. Assim, observe diariamente seus olhos. Eles são um dos indicativos mais fiéis e reveladores de problemas que podem estar começando em você. Percebendo uma mudança, mesmo que sutil, consulte um Acupunturista, que poderá lhe ajudar, explicando a que se deve esse sinal, após fazer um diagnóstico completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *