Acupuntura,  Artigos

Tratamento para Rinite pela Medicina Chinesa

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz. É uma das patologias mais comuns que encontramos na prática clínica e, através do tratamento pela Acupuntura, temos conseguido ótimos resultados em todos os tratamentos.

Na visão da Med. Chinesa, a rinite ocorre quando Pulmão e a sua Abertura (o nariz) são invadidos por Vento-Frio ou por Vento-Calor (fatores patogênicos externos relacionados a mudanças abruptas do clima para o Frio ou para o Calor, respectivamente).

A maioria dos casos, especialmente os crônicos, são causados pela baixa resistência do sistema de defesa do organismo (Wei Qi) que permite a entrada do fator patogênico.

Apesar de encontrarmos os casos de Vento-Calor, quando o indivíduo apresenta rinorréia densa e de cor amarelo-esverdeado, além de outros sintomas acoplados como febre, sudorese, dor de garganta, no Brasil são mais comuns os casos de Vento-Frio, quando a rinorréia é geralmente incolor e o paciente apresenta dor de cabeça, mas sem febre e com pouca ou nenhuma sudorese.

Os tratamentos são bem distintos, mas em ambos os tipos de rinite a Acupuntura, ainda associada com a Fitoterapia, apresenta excelentes resultados.

Como prevenção é importante para a pessoa que está com os sintomas iniciais de rinite, ou que apresenta propensão a essa inflamação, evitar se expor aos fatores climáticos. Em algumas regiões do Brasil, como em São Paulo, o clima muda muito rapidamente, especialmente no final da tarde, caindo a temperatura abruptamente. Nesses momentos, quando estamos mal agasalhados, é que as invasões de Vento acontecem e que a nossa resistência sofre um desgaste, permitindo que a rinite se instale cronicamente.

Para aumentar a nossa resistência contra o Vento e o Frio é indicado tomarmos periodicamente chá de gengibre, especialmente no inverno. Para esse chá basta Ferver duas xícaras de água com 1 pedaço médio de gengibre descascado e cortado em tiras finas. Deixar evaporar a água até restar 1 xícara. Desligar o fogo, coar e esperar esfriar um pouco com o copo tampado. É importante frisar que esse chá é indicado para ser tomado regularmente sem contra-indicações fora da crise de rinite ou qualquer afecção respiratória, como gripes e resfriados. Nesses casos, consulte um fitoterapeuta antes de tomar qualquer chá fitoterápico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *