Artigos,  Uncategorized

Reflexologia no Tui Na

Essa semana ouvi uma frase muito bonita e interessante de uma paciente: “Essa massagem é divina. Sinto recompondo o corpo todo.” O ponto mais curioso desse espontâneo comentário é que eu não estava fazendo uma massagem no corpo todo, mas sim uma reflexologia podal.

Nossa paciente, de 92 anos, e que não conhece absolutamente nada de Medicina Chinesa, referiu exatamente o efeito pretendido por qualquer técnica reflexa: atingir o corpo todo através de uma pequena área reflexa e também tratar algum desconforto à distância.

Na MTC temos vários microssistemas, alguns mais voltados para o diagnóstico, como a análise da lígua, outros mais para o tratamento, como a acupuntura auricular, que também é usada no diagnóstico.

A reflexologia podal é uma das ferramentas terapêuticas do Tui Na, a massoterapia da Medicina Chinesa. Se você não conhece o Tui Na, clique no menu ao lado (canto superior esquerdo do blog).

A massagem nos pés é uma técnica riquíssima pois além de estimular as zonas reflexas (como você pode conferir no mapa), também estimula os pontos energéticos (utilizados na Acupuntura) dos canais que passam pelo pé, que possuem inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Se você é profissional, pesquise a utilização combinada da reflexologia com a Acupuntura ou com o Tui Na. Se você é leigo, experimente fazer uma massagem nos seus próprios pés, seguindo a sua intuição, logo após um banho reconfortante, depois de um dia de trabalho. Escreva para a gente contando suas experiências, clicando aqui.

No Comments

  • Anonymous

    Gostaria de obter mais detalhes acerca do princípio de tratamento utilizado para tratar artrite reumatóide, se possível, indicação de algum artigo científico seu sobre este estudo.
    Rosangela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *