Acupuntura,  Alimentação,  Artigos

O tratamento da anemia pela Acupuntura

A visão da Medicina Tradicional Chinesa sobre o funcionamento do nosso corpo, a estrutura da nossa saúde, a formação das doenças, e todos os demais aspectos das relações entre Mente, Corpo e Espírito é singular e em muito difere da medicina alopática. Umas das principais diferenças se dá na atribuição das funções, funcionamentos e inter-relações dos nossos órgãos vitais. Uma das diferenças mais importantes é de que, para a MTC, os Órgãos e Vísceras (Zang Fu), além das suas funções “físicas”, como a do rim de filtrar o sangue, também possuem funções energéticas. Se você quiser saber mais sobre o conceito de Qi (energia), clique aqui

Para a medicina alopática, o baço não é um órgão considerado vital. Já para a MTC é. Mas como as pessoas conseguem viver sem o baço então? Conseguem porque, num primeiro momento, especialmente se a pessoa possuir uma boa reserva energética (Jing), o organismo consegue manter as funções energéticas (Yang) do Baço, mesmo sem a sua base material (Yin). Mas no longo prazo o corpo mostrará deficiências decorrentes da perda do órgão físico, podendo ser fatais.

Dentre as funções energéticas do Baço, a mais importante delas é a transformação em energia nutritiva (Gu Qi) do que o Estômago digeriu dos alimentos. Assim, alterações que levam a hipoatividade do Baço nesta função energética, mesmo sem alterações no órgão físico, podem se refletir na formação de um Sangue (Xue) sem energia. Este quadro, sendo mantido por longo período, pode manifestar fisicamente uma anemia.

Todo de tratamento de anemia pela acupuntura, fitoterapia ou Tui Na, se baseará na tonificação, ou seja, no aumento do Qi (energia) do Baço.

O Baço na relação dos 5 Elementos da Natureza pertence ao Elemento Terra. Por isso, para tratamento ou prevenção de anemia é importantes nos alimentarmos de alimentos desse tipo de energia. Uma das maneiras dl lembrar de alguns dos elementos mais importantes do Elemento Terra é pensar no que se desenvolve na terra, principalmente as raízes, como a cenoura, a batata, a batata-doce, a bardana, etc… Outra forma é sempre ter nas refeições alimentos de cor amarela, como o milho e a mandioca.

Se você tem alguma dúvida sobre o tratamento de anemia, ou outras patologias, pela Medicina Chinesa, escreva pra gente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *