Acupuntura,  Artigos,  Fitoterapia

Estudo explica a queda de câncer nos EUA – tratamento de menopausa pela MTC

A queda nas estatísticas de câncer de mama nos EUA não é fruto de exames preventivos, como se pensava, mas da queda na adesão à terapia de reposição hormonal, aponta um estudo da Universidade da Califórnia.

A pesquisa segue a linha de outras que tentaram explicar a queda abrupta nas estatísticas de câncer de mama entre 2003 e 2004.

A queda coincidiu com o declínio de terapias que associavam estrógeno com progesterona, combinação que pode favorecer o câncer. O estudo recomenda que as mulheres pós-menopausa recorram a terapias do tipo pelo período mais breve possível. Nós recomendamos terapias alternativas, no lugar desse tipo de tratamento que pode oferecer uma consequência tão complicada.

Pela visão da Medicina Tradicional Chinesa, os sintomas desagradáveis da menopausa e da pós-menopausa se devem ao enfraquecimento de Qi (energia) e Xue (Sangue), quando a idade se torna mais avançada, e também do enfraquecimento do canal Vaso Concepção e do canal Caso Penetrador (ligação com o canal do Rim).

Ainda há uma diferenciação entre menopausa tipo Yang, quando prevalecem os sintomas de calores, especialmente na cabeça e no rosto; e da menopausa tipo Yin, quando prevalecem o cansaço e a fraqueza. Os tratamentos mudam de acordo com essa diferenciação, usando-se alguns pontos de sedação no caso Yang, como o Xingjian F2 (somente 5 minutos) e Linqi VB41 e sangria em Dazhui VG14, VG15 e Fenchi VB20, além dos pontos de tonificação da energia Yin, do Qi e do Xue. Nos casos Yin dá-se mais ênfase na tonificação, pelos pontos: Shenshu B23, Shenmen C7, Taizhong F3, Taixi R3, Naiguan PC6, Zusanli E36 (ativa o Yang do corpo), Sanyinjiao BP6 e Xuehai BP10.

Uma excelente dica é para quando há calor no rosto: chá de folha de amora – 30 folhas p/ 1,5 litro de água, ferver durante 20min, tomar 3x ao dia. Os sintomas devem melhorar dentro de uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *