A Arte de Ouvir para um terapeuta da MTC
O ponto fundamental da Medicina Chinesa é o sucesso do tratamento. É a melhora da qualidade de vida da pessoa, independente de qual ferramenta terapêutica se pratique: acupuntura, fitoterapia, Tui Na ou Qi Gong. Mas para se chegar neste resultado um outro ponto é fundamental: o diagnóstico. Lembro aqui para os leigos que se trata do diagnóstico próprio da MTC.
A MTC tem uma característica interessante: algumas vezes o tratamento é mais simples de que o diagnóstico. Sabendo com clareza a raiz daquela desarmonia e o princípio de tratamento, toda a prática em si se torna mais fácil.
Para um diagnóstico perfeito é necessário unir-se os 4 Métodos clássicos de diagnóstico: a Observação, o Interrogatório, a Palpação e Olfação e a Auscultação.
Percebemos na prática clínica que o Interrogatório é o ponto que leva mais tempo e que muitas vezes é o ponto chave do Diagnóstico.
Mas para isso é necessário ouvir o paciente, obviamente. Mas aqui eu falo de realmente Ouvir.
Para o dianóstico é importante entender de fato o que ele está sentindo em todos os níveis: físicos, emocionais, intelectuais, sociais. E ainda “traduzir” essas informações para a forma de pensar da Medicina Chinesa.
Para ajudar-nos a ouvir deixo a todos um texto de Rubens Alves:
A Arte de Ouvir
“De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição. Disse o escritor sagrado:”No princípio era o Verbo”. Eu acrescento: “Antes do Verbo era osilêncio.”
É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavrase meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdadedo outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve. Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima. Eles falam, sim. Paraouvir as vozes do silêncio. Veja esse poema de Fernando Pessoa, dirigido a um poeta: “Cessa o teu canto! Cessa, que, enquanto o ouvi,ouvia uma outra voz como que vindo nos interstícios do brando encanto com que o teu canto vinha até nós. Ouvi-te e ouvia-a no mesmo tempo e diferentes, juntas a cantar. E a melodia que não havia se agora alembro, faz-me chorar…”
A magia do poema não está nas palavras do poeta. Está nos interstícios silenciosos que há entre as suaspalavras. É nesse silêncio que seouve a melodia que não havia. Aí a magia acontece: a melodia me faz chorar.
Não nos sentimos em casa no silêncio. Quando a conversa para por nãohaver o que dizer tratamos logo de falar qualquer coisa, para por umfim no silêncio. Vez por outra tenho vontade de escrever um ensaiosobre a psicologia dos elevadores. Ali estamos, nós dois, fechados naquele cubículo. Um diante do outro. Olhamos nos olhos um do outro? Ou olhamos para o chão? Nada temos a falar. Esse silêncio, é como se fosse uma ofensa. Aí falamos sobre o tempo. Mas nós dois bem sabemos que se trata de uma farsa para encher o tempo até que o elevador pare.
Os orientais entendem melhor do que nós. Se não me engano o nome do filme é “Aconteceu em Tóquio”. Duas velhinhas se visitavam. Por horas ficavam juntas, sem dizer uma única palavra. Nada diziam porque no seu silêncio morava um mundo. Faziam silêncio não por não ter nada a dizer, mas porque o que tinham a dizer não cabia em palavras.
A filosofia ocidental é obcecada pela questão do Ser. A filosofia oriental, pela questão do Vazio, do Nada. É no Vazio da jarra que se colocam flores. O aprendizado do ouvir não se encontra em nossos currículos. A prática educativa tradicional se inicia com a palavra do professor. Amenininha, Andréa, voltava do seu primeiro dia na creche. “Como é a professora?”, sua mãe lhe perguntou. Ao que ela respondeu: “Ela grita…” Não bastava que a professora falasse. Ela gritava. Não me lembro de que minha primeira professora, Da. Clotilde, tivesse jamais gritado. Mas me lembro dos gritos esganiçados que vinham da sala ao lado. Um único grito enche o espaço de medo. Na escola a violência começa com estupros verbais. Milan Kundera conta a estória de Tamina, uma garçonete. “Todo mundo gosta de Tamina. Porque ela sabe ouvir o que lhe contam. Mas será queela ouve mesmo? Não sei… O que conta é que ela não interrompe a fala.
Vocês sabem o que acontece quando duas pessoas falam. Uma fala e outra lhe corta a palavra: ‘é exatamente como eu, eu…’ e começa a falar de si até que a primeira consiga por sua vez cortar: ‘é exatamente como eu, eu…’Essa frase ‘é exatamente como eu…’ parece ser uma maneira de continuar a reflexão do outro, mas é um engodo. É uma revolta brutal contra uma violência brutal: um esforço para libertar o nosso ouvido da escravidão e ocupar à força o ouvido do adversário. Pois toda a vida do homem entre os seus semelhantes nada mais é do que um combate para se apossar do ouvido do outro…”Será que era isso que acontecia na escola tradicional? O professor se apossando do ouvido do aluno ( pois não é essa a sua missão?), penetrando-o com a sua fala fálica e estuprando-o com a força da autoridade e a ameaça de castigos, sem se dar conta de que no ouvido silencioso do aluno há uma melodia que se toca.
Talvez seja essa a razão porque há tantos cursos de oratória, procurados por políticos e executivos, mas não haja cursos de escutarória. Todo mundo quer falar. Ninguém quer ouvir.Todo mundo quer ser escutado. (Como não há quem os escute, os adultos procuram um psicanalista, profissional pago do escutar.) Toda criança também quer ser escutada. Encontrei, na revista pedagógica italiana”Cem Mondialità” a sugestão de que, antes de se iniciarem as atividades de ensino e aprendizagem, os professores se dedicassem por semanas, talvez meses, a simplesmente ouvir as crianças. No silêncio das crianças há um programa de vida: sonhos. É dos sonhos que nasce a inteligência.
A inteligência é a ferramenta que o corpo usa para transformar os seus sonhos em realidade. É preciso escutar as crianças para que a sua inteligência desabroche. Sugiro então aos professores que, ao lado da sua justa preocupação como falar claro, tenham também uma justa preocupação com o escutar claro. Amamos não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A escuta bonita é um bom colo para uma criança se assentar…”
No Comments
Silvio
Helena e Edgar, parabéns pelo blog. A arte de ouvir associada à simplicidade e clareza ao transmitir as informações é o segredo do sucesso no processo de comunicação e resultado para o paciente.