Artigos,  Fitoterapia

Queda de cabelo

A Fernanda nos enviou uma pergunta se existe alguma fitoterapia indicada para queda de cabelo? Antes de vermos a fito, temos primeiro que entender a diferenciação que a Medicina Tradicional Chinesa faz sobre esse problema.

Para a MTC existem basicamente 3 tipos de queda de cabelo: por Excesso, por Deficiência e por fatores hereditários.

Sobre esse último não há muito o que ser feito para remediar o problema, mas sim medidas preventivas. É importante manter o Qi (energia) e o Xue (Sangue) fortes e abundantes para evitar ou retardar ao máximo a queda de cabelos de origem hereditária. Para isso, todas as medidas para a manutenção de uma boa saúde são válidas, como uma alimentação adequada, exercícios energéticos (como o Qi Gong), dormir antes das 23hs e ter uma vida de paz e tranquilidade. Um recurso que podemos utilizar que apresenta bons resultados neste caso é o aumento da ingestão de proteínas de boa qualidade, encontrada nos peixes e em alguns frutos do mar. Melhor do que peixe é camarão e ainda melhor é o peixinho Iriko, encontrado mais facilmente como petisco nas lojas de produtos orientais. Nos peixes dar preferência para os que possuem Ômega 3, como o Salmão, o Atum e a Sardinha. O Ômega 3 aumenta a vascularização dos tecidos, aumentando os nutrientes, principalmente na pele e couro cabeludo.

É importante diferenciar esse tipo de queda de cabelo dos outros dois. A queda de cabelo por Deficiência se apresenta quando o indivíduo possui um declínio de Qi (energia), Xue (Sangue) e/ou Jing (Essência). Nestes casos o paciente, além da queda de cabelo em si, apresentará constituição mais fraca, cansaço, apatia, voz baixa, pouca resistência física, tontura, ressecamento dos tecidos e das articulações, tez pálida e sem brilho, podendo ainda estar presentes insônia, sensação de calor no final da tarde, boca seca, incontinência urinária, impotência, osteoporose, quando a Deficiência já estiver no nível do Jing (Essência).

Nestes casos a Fitoterapia mais indicada é o composto Ba Zhen Wan (foto), que nutre o Qi (energia) e o Xue (Sangue), fazendo o corpo ficar mais fortalecido e os tecidos mais bem nutridos gerando fios de cabelo mais fortes.

A queda de cabelo por Excesso consiste num quadro onde há um excesso de energia Yang na cabeça, que “queima” a raíz do couro cabeludo. A paciente poderá apresentar os sintomas de dor de cabeça, irritação e vermelhidão nos olhos, hipertensão, irritabilidade, tonturas, face avermelhada, língua vermelha e pulso rápido e forte. Esse tipo de queda de cabelo é comum em pessoas com atividade mental excessiva e desgastante.

Nesses casos, a fitoterapia mais indicada é o uso tópico de chá de folha de amora. Passarna cabeça o chá depois de lavar o cabelo. Fazer o chá com 30 folhas para 1,5 litro de água.

Existem os casos combinados, onde o paciente apresenta um falso calor, devido à uma deficiência interna. Os sintomas serão então combinados, tendo ao mesmo tempo o cansaço, a insônia e outros sintomas de dificiência, mas também os olhos vermelhos, a cabeça quente, o desgaste mental excessivo. Nestes casos deve-se fazer os dois procedimentos: tomar Ba Zhen Wan e ainda passar o chá de folha de amora.

Para todos os casos patológicos, o tratamento combinado com Acupuntura poderá acelerar em muito o resultado.

16 Comments

  • Angela

    Olá!
    Possuo queda de cabelo acentuada desde os 16anos (hoje tenho 25), meu cabelo diminuiu consideravelmente e ficou mais fino, algumas falhas no topo da cabeça já são visíveis. Identifiquei-me com alguns dos sintomas apresentados: cansaço, baixa resistência física, atividade mental intensa.
    Gostaria de experimental o tratamento da medicina tradicional chinesa e para isso conto com a ajuda de vocês para algumas informações:
    Onde pode ser encontrado o composto Ba Zhen Wan para comprar? Vocês possuem alguma indicação de profissional dessa linha em Curitiba-Pr? Aliás, que profissional seria, um acupunturista?
    Obrigada
    Angela

  • Tata

    Olá, tenho o msm problema da Angela, gostaria de saber onde posso encontrar tratamento perto de minha cidade, Araras Sp.
    Obrigada

  • Edgar Cantelli

    Tata, infelizmente não temos contato com nenhum acupounturista na região de Araras. Caso você venha pra São Paulo algum dia,entre em contato, pois será um prazer atendê-la. Atenciosamente.

  • nathália

    Olá, gostaria de saber onde posso adquirir no Rio de Janeiro o composto Ba Zhen Wan, já que me identifiquei também com o problema. Obrigada.

  • Anonymous

    Meu nome é Giuseppe. Tenho 48 anos, e até uns 4 a 5 meses atrás(aproximadamente o começo do ano de 2008), meu cabelo era normal. Havia diminuido sim , em relação a juventude(adolescência), mas não tanto como agora.Meu cabelo agora caiu bastante na frente, e numas das laterais(da frente, e não nas temporas) formou um verdadeiro buraco, bem mais do que o restante que caiu da frente. Vi sobre o chá de amoreira, e o fitoterápico(Ba Zhen Wan). Não sei em que caso me encacho… Na dúvida, acho que os dois rsrs…
    Onde encontro o fitoterápico, pois moro a 70 Km de Ribeirão Preto-Estado de S.P; E gostaria de saber como usar o chá da amoreira, quantas vezes por semana, se deixo no cabelo até secar… enfim o máximo que vc puder me informar sobre o uso do chá, no cabelo, e se inclusive devo tomar(beber) esse chá também… E também sobre acumpultura pra esse problema de cabelo, e o tipo de alimentação bem completa que devo fazer.Muito
    Obrigado… Fique na PAZ…Fique com Deus…15/07/08

  • Angela A.

    Boa tarde, pessoal. Sou acupunturista/terapeuta dentre outros, vide site:www.angela-freitas.com
    Posso arrumar os remédios com um descontozinho.Meu telefone:15-32319644/30119706/97225410. email:angela-freitas@uol.com.br
    ou diretamente pelo email do Rosiel:marrom16@terra.com.br
    Digam que fui eu que lhes indiquei. Meu email p/ contato:angela-freitas@uol.com.br, tel.: 15-32319644/30119706. Abços.

  • Catia Castro

    Boa noite,estou com uma queda de cabelos muito acentuada,principalmente no banho,quando lavo o cabelo.Vivo uma vida conturbada,tenho um marido autoritário e uim filho adolescente de 16 anos que me deixam em constante estado de stress.Moro em Salvador e gostaria de obter esse bazhen Wan.Obrigado desde ja.
    Catia Castro

    • Edgar Cantelli

      Catia. Antes de você esta, ou alguma fitoterapia, seria interessante eu saber mais algumas coisas sobre você. Você dorme bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *