Artigos,  Medicina Chinesa

O Wii e a Medicina Tradicional Chinesa

 

Wii
Wii

Tudo na Medicina Chinesa é baseado em Yin e Yang. Dentre várias diferenciações, a polaridade Yin representa o repouso. A polaridade Yang representa o movimento. Nesse sentido, nossa Mente tem a natureza Yang, pelo seu estado de conforto ser o movimento, enquanto que nosso corpo tem a natureza Yin, pelo seu estado de conforto dar-se no repouso.

É uma premissa da manutenção e recuperação da saúde que devemos levar um pouco de Yang (movimento) para o corpo, e Yin (quietude) para a Mente, afim de obter um equilíbrio. Por isso, dentro da Medicina Chinesa, nas suas práticas para saúde, temos atividades corporais com movimento como o Qi Gong e o Tai Ji Quan e técnicas meditativas que propiciam a quietude para Mente. Precisamos de ambos para uma saúde integral.

 Nosso estilo de vida atual porém é formatado de tal forma que muito facilmente caímos num excesso das polaridades do corpo e da Mente, ou seja, movimentamos o corpo cada vez menos, levando uma vida cada dia mais cômoda, indo para um excesso de Yin para o corpo, e temos uma atividade intelectual incessante, numa vida cheia de estímulos sensoriais, levando a Mente a uma hiperatividade, estado muito Yang. Esses excessos levam à desarmonias internas, formando quadros patológicos. Que tipo de doença isso gerará, depende de outras tendências do indivíduo, como sua saúde emocional, seus hábitos diários e até mesmo de sua pré-disposição genética, que na MTC é englobada pelo conceito de Essência Pré-Celestial (Jing).

Dentro desse estilo de vida moderno, um símbolo dessa segregação de corpo e Mente é o videogame. Por muitos anos ele foi um grande exemplo de algo que deixa a nossa Mente super ativa e o nosso corpo parado por horas a fio. Ele é ainda mais mal visto por influenciar as crianças desde cedo nesse estilo de vida. Mas essa maléfica fama e status estão mudando, para alegria dos pais, das crianças, dos terapeutas e desse acupunturista que vos escreve.

Wii Remote
Wii Remote

Em novembro de 2006 a famosa produtora de videogames Nintendo lançou o seu revolucionário console Wii. Apesar de já ter praticamente 2 anos, somente agora ele está se popularizando no Brasil. Ele não é nenhuma super máquina em termos de processamento e gráficos, como o Playstation 3, seu concorrente. Mas seu grande diferencial é a forma pela qual se joga. Os controles, totalmente diferentes dos videogames convencionais, muito mais simples e intuitivos, funcionam através da captação dos movimentos dos jogadores. Assim, num jogo de tênis, por exemplo, quando você quer rebater a bola, não precisa mover nenhum controle direcional ou apertar nenhum botão, simplesmente você faz o movimento para rebatê-la, como faria num jogo de tênis.

Isso leva o jogador a uma nova experiência no universo dos videogames. Além de ele ser muito convidativo para que toda a família possa jogar, já que em boa parte dos jogos os movimentos são simples e divertidos, você passa a movimentar muito mais o seu corpo, a ponto de que em alguns jogos é impossível se jogar sentado.

O Wii vem até sendo usado em tratamento fisioterápicos, na ajuda de recuperação de pacientes com comprometimento de movimentos, como no Dodd Hall Rehabilitation Hospital, parte do Ohio State University Medical Center, nos Estados Unidos, com ótimos resultados, pois os pacientes sentem-se mais motivados a realizarem os movimento quando estão inseridos num contexto de jogos e brincadeiras.

Para quem está interessado em ter um “brinquedinho” desses, passo aqui minha lista pessoal de jogos favoritos:

Melhores jogos do Wii para se jogar em grupo:

1)      Wii Sports

2)      Mario Kart

3)      Top Spin 3

4)      Wario Smooth Moves

5)      Summer Athletics

6)      Guitar Hero 3

7)      Rockstar Table Tennis

Melhores jogos do Wii para se jogar sozinho:

1)      Star Wars – The Force Unleashed

2)      Mario Galaxy

3)      The Simpsons Game

4)      Metroid Prime 3

5)      Legend Of Zelda – Twilight Princess

6)      LEGO Batman

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *