Acupuntura,  Alimentação,  Artigos,  Fitoterapia,  Medicina Chinesa,  Tui Na

TPM? Trate Pela Medicina Tradicional Chinesa

Que mulher já não vivenciou a sensação de não ser mais capaz de administrar a própria vida?

De repente, de um dia para o outro aquilo que era corriqueiro e fácil, torna-se difícil, confuso e cansativo. Um tornado interno leva embora a estabilidade e agita um mar de frustrações e ressentimentos. Às vezes a lucidez parece desaparecer e só resta a tensão e a irritabilidade sem motivos aparentes.

Esses sinais podem variar de intensidade e surgir um dia ou até duas semanas antes da vinda da menstruação. É a famosa TPM, um desequilíbrio considerado de fácil correção segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Mulheres que vivem sob tensão e que guardam mágoas e ressentimentos facilmente tem a energia do Fígado paralisada, o que provoca um bloqueio na sua habilidade de equilibrar as emoções, circular com suavidade a energia por todo o organismo e movimentar o sangue no útero.

Em decorrência disto as emoções ficam afetadas e desconfortos físicos como cefaléia, distensão nas mamas e no abdome podem aparecer, pois são locais por onde o canal de energia do Fígado percorre.

A ingestão de laticínios e gordura combinada com tais dificuldades emocionais também agravam os sintomas, pois formam o que denominamos de Mucosidade-Fogo, um desequilíbrio mais severo de tratar, porque bloqueia ainda mais a circulação de energia pelo organismo.

Outra causa comum para a TPM é o excesso de esforço físico porque canaliza muita energia do Fígado para o aporte de sangue para os tendões.

O tratamento para esse distúrbio pode ser feito através dos pontos de Acupuntura que liberam a circulação deste canal, tais como os pontos Fígado 2 e Fígado 3 e também sobre o canal do Pericárdio, que distribui a energia nas mamas e influencia a serenidade da mente.

Uma boa massagem, como o Tui Na, que libere e nutra os tendões e os canais energéticos é recomendada para atenuar e tratar os sintomas.

A Fitoterapia também é indicada, pois há ervas dentro da MTC que desbloqueiam a estagnação de energia e sangue pelo organismo.

Vale dizer que manter atividade física prazerosa na rotina e o hábito de comunicar claramente os sentimentos previne a TPM e garante uma vida mais saudável e feliz!

Outra descoberta interessante a parte da Medicina Chinesa é o uso do óleo de Prímula (Oenothera biennis), cujos componentes parecem reduzir os sintomas da TPM segundo pesquisadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *