Acupuntura,  Alimentação,  Artigos,  Fitoterapia,  Medicina Chinesa,  Qi Gong,  Saúde em geral,  Taoísmo,  Tui Na

Cultivando a Vida – Lançamento do livro

É absolutamente claro pra mim depois de anos trabalhando na recuperação da saúde de pacientes que todos nós precisamos de mais ferramentas para a manutenção de nossa saúde do que normalmente consideramos. Vivemos hoje um estilo de vida que gera muitos fatores, alguns pequenos e outros de grande importância, mas que somados facilmente nos levam a algum tipo de desequilíbrio gerador de patologias. Excesso de atividade intelectual, sobrecarga emocional, dormir poucas horas e ainda tarde, ar poluído, alimentos contaminados, epidemias, dentre inúmeros outros.

Penso então que precisamos de muitas ferramentas que, também somadas, possam nos ajudar neste dia-a-dia: alimentação saudável, regulação dos horários e das quantidades das nossas atividades, meditação, espiritualidade, dentre outras. Dentre essas práticas de cultivo da saúde, têm destaque especial o Qi Gong (Tchi Kung) e o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan). Essas práticas são tão valiosas que são consideradas como ferramentas clínicas da Medicina Chinesa, tanto para recuperação, mas especialmente para manutenção da saúde.

Como essas práticas não fazem parte da nossa cultura ocidental, indico o livro “Cultivando a Vida – Benefícios da Prática Regular do Tai Ji Quan e do Qi Gong”, do meu grande amigo e mentor no Caminho taoista Wagner Canalonga. Wagner é sacerdote taoista, regente do Templo do Tesouro do Espírito em São Paulo. É também terapeuta de Medicina Chinesa com larga experiência clínica, além de renomado professor de Tai Ji Quan e Qi Gong. Por toda essa experiência, e também pela sua excelente didática, Wagner conseguiu desenvolver esse excelente livro para quem já é praticante e também para quem está procurando mais informações sobre as práticas corporais de origem taoista.

O livro será lançado oficialmente num evento no próprio Templo do Tesouro do Espírito, sede da Sociedade Taoista em São Paulo, no dia 15 de maio. Além do conhecer o autor, é uma boa oportunidade para conhecer mais das práticas e do taoísmo, pois durante o evento será realizado um ritual taoista e também uma aula aberta de Tai Ji Quan, com a Profa. Elieté Ramos. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *