Acupuntura,  Alimentação,  Artigos,  Fitoterapia,  Medicina Chinesa,  Tui Na

Aplicativos úteis para profissionais de Medicina Chinesa

Quem trabalha com Medicina Chinesa lida cotidianamente com um volume imenso de informação. É praticamente impossível imaginar que um terapeuta conseguirá decorar todos os significados clínicos de todos os sinais e sintomas que um paciente pode trazer, a função de todos os pontos da acupuntura, toda a complexidade de uso dos fitoterápicos, todos os pontos dos mapas de microsistemas (como a auriculoterapia ou a reflexologia). Deparando-me com essa realidade procuro ensinar aos meus alunos os métodos para o exercício de todas as etapas de um trabalho terapêutico na Medicina Chinesa e que dados são imprescindíveis de serem interiorizados. E também procuro ensinar o que não vale a pena de ser decorado, mas a importância de termos todo esse volume de informação de rápido acesso no dia a dia do consultório.

Cada profissional deve encontrar a forma que lhe é mais prática para essa organização da informação. Alguns preferem, por exemplo, o método mais tradicional, que é ter ótimos livros e materiais de apoio no consultório para consultá-los. Acho esse método ótimo, sendo que o utilizei por muito tempo. Mas a tecnologia hoje pode nos ajudar muito nesse processo, possibilitando manter, por exemplo, as nossas anotações digitalizadas, o que nos permite consultas mais rápidas.

Mais recentemente começaram a surgir para os tablets e celulares aplicativos próprios para profissionais de Medicina Chinesa. E essa pode ser uma nova forma de facilitar esse ponto do nosso trabalho. Eu testei alguns e destaco hoje os que utilizo diariamente no consultório.

TCM Clinic Aid

Esse é um aplicativo realmente fantástico. Ele compila informações sobre todas as áreas do diagnóstico, da Diferenciação de Síndromes, das ações e localizações dos pontos e das fórmulas fitoterápicos sugeridas para cada tipo de Síndrome. E o mais prático é que todas essas informações estão linkadas no aplicativo. Você pode estar acessado as informações de uma Síndrome, por exemplo, e, caso seja necessário, ir para a página específica de um tipo de pulso, de um ponto sugerido ou de uma fórmula fitoterápica.

Custa R$30,32 para Android (mas disponibiliza versão grátis de teste).

E $22,99 para iPad.

Qi Food

Uma das das poucas áreas fundamentais da Medicina Chinesa que não é incluída no TCM Clinic Aid é a dietologia. Para essa lacuna recomendo o Qi Food. É um aplicativo simples, mas bem construído. Ele traz informações sobre muitos alimentos no entendimento da Medicina Chinesa. Ele traz, por exemplo, a temperatura, as principais ações energéticas e estruturais, em que Órgãos (Zang) e em que Canais (Jing) eles agem, dentre outras informações.

É gratuito para iOS (iPhone, iPod e iPad), mas com um número limitado de alimentos disponíveis. Cada pacote de alimentos adicionais (como grãos, peixes, etc) custa em média $0,99. A versão PRO com todos os pacotes de alimentos custa $8,99.

Guia dos Exames

Esse não é um aplicativo específico para profissionais de Medicina Chinesa, mas sim para todos os profissionais da área da saúde. Ele traz um guia de consultas de referência da maior parte de exames existentes. Apesar de não serem exames tradicionais da Medicina Chinesa, muitas vezes nossos pacientes trazem exames realizados e que podem nos trazer informações muito relevantes para o entendimento do distúrbio da sua saúde.

Custa $5,99 para iOS (iPhone, iPod e iPad).

Para baixá-los, digite o nome diretamente na loja de aplicativos do seu tablet ou celular.

Como o universo dos aplicativos é imenso e diariamente apresenta novidades, se você tiver alguma sugestão, por favor, deixe nos comentários, que sempre são bemvindos.

Edgar Cantelli Gaspar – edgar@terapiaschinesas.com.br – Twitter: @edgarcantelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *