Alimentação,  Artigos,  Saúde em geral

Cinco cores na alimentação diária

JpegUm dos princípios mais conhecidos da alimentação segundo o entendimento da medicina chinesa é a da nutrição pelos Cinco Elementos da natureza (五行 – Wǔ Xíng). Essa teoria é uma evolução do entendimento da polaridade fundamental do Universo, conhecida como a força do Yīn (阴) e a do Yáng (阳). Temos então dois elementos que falam de momentos diferentes da força do Yáng: a Madeira, quando o calor, o exteriorização e a atividade, por exemplo, estão em crescimento, e o Fogo, quando o Yáng atinge o seu apogeu.

Temos dois elementos que detalham o Yīn: o Metal, quando o frio, a interiorização e a quietude, por exemplo, estão crescendo, e a Água, quando o Yīn atingiu o seu máximo.

Temos ainda a Terra, que descreve o momento quando Yīn e Yáng estão em equilíbrio.

O ser humano, buscando viver harmoniosamente, pode nutrir-se, em todos os aspectos da sua vida, de elementos desses cinco tipos de combinações de Yīn e Yáng.

Num artigo anterior, falei um pouco sobre os cinco sabores. Hoje gostaria de mostrar como nos alimentarmos com as cinco cores relacionadas aos Cinco Elementos parece um desafio, mas na verdade só requer um pouco de conhecimento e dedicação.

Tomaremos como exemplo essa deliciosa e simples refeição feita pela minha esposa Helena Guimarães.  Temos ingredientes muito comuns, mas preparados de forma a combinarem no sabor, mas também equilibrarem seus aspectos nutricionais.

Tivemos um omelete com abobrinha, acompanhando um arroz branco com gergelim preto e uma salada de atum com tomate, manjericão e azeitonas. Temos então:

  • Elemento Madeira (verde): abobrinha, manjericão e azeitonas;
  • Elemento Fogo (vermelho/laranja): tomate;
  • Elemento Terra (amarelo): ovo;
  • Elemento Metal (branco): arroz;
  • Elemento Água (preto): gergelim e atum.

Para quem quiser mais dicas básicas da dietologia chinesa, indico o download do nosso guia de orientações gerais da alimentação, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *